29 de junho de 2011

Faleceu, em 26/06/2011, José Mendes de Barros, ex-aluno do Colégio de Lamego

Faleceu, em 26/06/2011, o ex-aluno do Colégio de Lamego, Dr. José Mendes Barros - médico, vítima de doença prolongada. No seu funeral, realizado, em 27/06/2011, a AAACL esteve representada pelo Presidente da Assembleia Geral - Eng. Pinto de Sousa e Presidente da Direcção - Dr. José Alberto Soares Marques, tendo apresentado sentidas condolências a toda a sua família e entregando uma côroa de flores em nome de todos os actuais e ex-alunos. Foto: Diário de Coimbra.

A IMPRENSA

1 - Diário de Coimbra: Presidente e fundador da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), chefe do Departamento Médico da Académica e eleito recentemente membro do Conselho Académico do clube ao qual esteve ligado durante mais de duas décadas e pelo qual nunca escondeu uma grande paixão, José Mendes de Barros, com 71 anos, é já recordado com «muita saudade» e não é difícil ouvir, entre as muitas personalidades da cidade que lastimaram a sua morte, a expressão de que será um homem que «fará muita falta».
(cfr. Diário de Coimbra, edição online, de 28/06/2011, por Ana Margalho.)

2 - O Jogo:Centenas de academistas no adeus a José Barros

Centenas de adeptos academistas despediram-se hoje do chefe do departamento médico da Académica, José Barros, que faleceu este domingo, aos 71 anos, vítima de doença prolongada.

Antigos jogadores como Nuno Piloto, Paulo Adriano, Zé Castro, e os actuais Peiser, Éder e Orlando, entre muitos, bem como o actual técnico Pedro Emanuel e antigos treinadores da "Briosa" como João Carlos Pereira e Vítor Oliveira marcaram presença na cerimónia.

"A morte levou um grande académico, mas o seu testemunho fraterno jamais desaparecerá. Era um dos médicos da Académica, de grande amor aos jogadores e entrega à Briosa", referiu Monsenhor Aurélio Campos durante a homilia de hoje.

Também o presidente da Assembleia-Geral da Académica, Fernando Oliveira, destacou "o homem, o amigo e o academista", que nas últimas duas décadas esteve ligado ao clube.

"Era um homem que não sabia dizer que não. José Barros tinha muitos amigos, pronto a dar e pouco a receber", salientou Fernando Oliveira.

O vice-presidente da Académica e representante da direcção, Reis Torgal, também enalteceu a figura de José Barros.

3 - JORNAL DE NOTÍCIAS: Morreu o chefe de departamento médico da Académica (2011-06-26). O chefe do departamento médico da Académica, José Mendes de Barros, morreu este domingo aos 71 anos, vítima de doença prolongada, anunciou o clube de Coimbra no seu sítio oficial na Internet.

"A Académica ficou mais pobre. José Mendes de Barros, chefe do departamento médico da Académica e membro do Conselho Académico, faleceu este domingo vítima de doença prolongada. Tinha 71 anos", anunciou o clube.

O sítio dos "estudantes" fala de José Mendes de Barros como uma "figura incontornável no seio académico", lembrando ainda que era "Presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, uma causa nobre que o próprio fundou em 1975".

O corpo de José Barros estará em câmara ardente a partir das 17 horas deste domingo, no Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, sendo que a missa de Corpo Presente está marcada para segunda-feira, pelas 15.30 horas, no mesmo local.

Ainda segundo a Académica, que endereça à família "as mais sentidas condolências", após as cerimónias religiosas, "o corpo segue para o Complexo Funerário da Figueira da Foz".

3 - Campeão das Províncias, Jornal Diário online
José Barros: Perfil

Médico psiquiatra da infância e da adolescência, José Mendes de Barros era o presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e chefiou o Departamento Médico da Académica/OAF. Natural de S. Pedro do Sul, veio para Coimbra em 1959, onde ingressou na Escola Agrícola, fez o curso, o qual interrompeu a meio para cumprir o serviço militar em Angola, tendo defendido a tese após o regresso do Ultramar e começado a trabalhar.

Mais tarde, foi pai de uma criança que tinha problemas de deficiência, com paralisia cerebral, o que o levou a tomar dois rumos: procurou a melhor solução para o seu filho, em Lisboa, e procurou saber a razão por que acontece esta deficiência, o que o levou para o campo da Medicina.

Durante três anos, deslocou-se todos os fins-de-semana a Lisboa, para acompanhar o filho, até que, em conversa com mais dois pais, a braços com o mesmo problema, resolveu dar o pontapé de saída para a criação, em Coimbra, de uma estrutura que desse resposta à paralisia cerebral, a qual se viria a estender a outro tipo de patologias associadas.

A caminhada iniciou-se em 1975, como uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, com o nome de Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Em Setembro de 1977 foi oficializado o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, passando a ter gestão própria. Conseguir continuidade ao processo de reabilitação, mediante a pré-profissionalização, foi um dos objectivos para a entrada em funcionamento da Quinta da Conraria, em 1983. ( in Campeão das Províncias, Jornal Diário online )

4 - A BOLA: Multidão no adeus a José Barros (Texto e foto - A Bola)

Por Eduardo Pedrosa Marques

Largas centenas de pessoas marcaram presença no funeral de José Barros, que faleceu este domingo, vítima de doença prolongada.

O responsável pelo departamento médico da Académica era uma figura muito querida e respeitada não só no seio da Briosa como também na cidade de Coimbra, e foram várias as ilustres personalidades que fizeram questão de se deslocar ao Pavilhão Jorge Anjinho para o último adeus a José Barros.

A direcção do clube esteve, naturalmente, representada em peso, tal como vários atletas do actual plantel.

Antigos dirigentes, jogadores e treinadores dos estudantes também estiveram na cerimónia, numa demonstração de grande carinho por alguém que muito fez pelo clube, e que era unanimemente reconhecido pelas suas qualidades humanas. (27-06-2011).

CORREIO DA MANHÂ: Morreu o médico José de Barros.
O chefe do departamento médico da Académica, José Mendes de Barros, morreu ontem aos 71 anos, vítima de doença prolongada.

"A Académica ficou mais pobre", diz o site do clube de Coimbra, lembrando que José de Barros era "presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, uma causa nobre que o próprio fundou em 1975".

A missa de corpo presente está marcada para hoje (15h30) no pavilhão Engº Jorge Anjinho, em Coimbra, onde ontem o corpo esteve em câmara-ardente.

A Académica informou ainda que, após as cerimónias religiosas, "o corpo segue para o Complexo Funerário da Figueira da Foz".

José Mendes de Barros nasceu em São Pedro do Sul no dia 8 de Agosto de 1939.

Sem comentários:

Enviar um comentário