3 de junho de 2011

Noticias do Douro online (edição de 03/06/2011) - Dr Paulo Dolores

A actual Direcção AAACL do Colégio de Lamego, presidida pelo Dr. José Alberto Soares Marques, prestou uma justa e merecida homenagem a um dos seus sócios fundadores e seu Presidente cessante – Dr. Paulo Dolores in Notícias do Douro Edição online de 03/06/2011.
......................................................................
" A actual Direcção, presidida pelo Dr. José Alberto Soares Marques, prestou uma justa e merecida homenagem a um dos seus sócios fundadores e seu Presidente cessante – Dr. Paulo Dolores " * Manuel Dória Vilar

Na sessão solene, dia do Antigo Aluno do Colégio de Lamego, realizada em 28 de Maio, promovida pela Associação dos Antigos Alunos (AAACL) em parceria e nas instalações do Colégio de Lamego, a actual Direcção, presidida pelo Dr. José Alberto Soares Marques, prestou uma justa e merecida homenagem a um dos seus sócios fundadores e seu Presidente cessante – Dr Paulo Dolores.Nome incontornável desta Associação, o Dr Paulo Dolores, exercendo, com singular brilhantismo, o cargo de Presidente da AAACL, durante cerca de 9 anos, conseguiu dinamizar, prestigiar e manter viva uma Associação que tem tido um notável progresso desde a data da sua criação e onde o seu cunho e contributo pessoal se destacam.

O dinamismo que criou e desenvolveu para a AAACL ao longo de 9 anos, parecem meses e não anos.

Excelente aluno, prestigiado desportista, na disciplina de voleibol, na década de 60/70, no Colégio de Lamego, foi várias vezes campeão distrital e nacional, sempre honrando a camisola que vestia.

Colega de excelência, com elevado sentido de responsabilidade, continua a ser um amigo, mantendo um padrão de comportamento fiável ao longo dos anos.

Em pleno auge da sua juventude destacamos a sua curiosa característica de galã que lhe valeram rasgados elogios no meio feminino e à época muito competitivo, mas com um aprumo ético e moral de enaltecer.

Os estudos estiveram sempre em primeira linha, daí que fosse um aluno de boas notas, aplicado, estudante de quadro de honra, onde o desporto, a brincadeira e o namoro com ele conviviam de uma forma simples e serena.

A condecoração e homenagem prestadas, em Maio de 2011, neste evento anual no Colégio de Lamego, tiveram um único propósito – distinguir quem sempre se distinguiu, num cargo que exerceu pela positiva, honradez, disciplina, aprumo moral e reputação.

No seu carismático discurso, referiu o Dr. José Alberto Soares Marques:

“ É com indisfarçado orgulho que realço o facto de o meu primeiro acto público como Presidente da Direcção da Associação de Antigos Alunos se destinar a honrar um homem que me habituei a estimar e a respeitar, sobretudo, pela predisposição que cria, em todos os actos da sua vida, para que cada um se sinta de bem consigo e de bem com os outros. “

E mais, “ Paulo, mereces esta homenagem. Mereces a homenagem que os da tua criação, os de antes da tua criação e os que continuaram a levantar a voz para engrandecer o Colégio, sentiram obrigação de te fazer, em tributo de um dever que lhes não deixava margem para outro tipo de decisão.”

“ Vai ser no exemplo da tua abnegação, do teu entusiasmo, na vossa crença de que vale a pena o esforço da luta pela elevação do Colégio, que eu e os que me acompanham nesta tarefa gloriosa de prosseguir caminhos de bem fazer por parte desta Associação de Antigos Alunos iremos buscar reservas para os projectos necessários e a acção sequente. “

"És um homem do Douro, daqueles que foram capazes de construir o escadório de gigantes, que deslumbra e nos esmaga na magnificência de uma paisagem tirada a pá e pica de encostas de cascalho. Quase que apetecia dizer que, naquilo que representa de génese vital para o Douro, tens algo da força telúrica, da garra e do engenho dos galegos que suaram cada surriba, cada socalco, cada vide. O teu apelido “Dolores” convoca-nos para a hipótese de, lá bem no recuado dos tempos, poderes ter um desses antepassados galegos que nos brindaram com a dádiva da sua tenacidade, coragem e fé. “

Esta distinção pública, prestada pela AAACL no Colégio de Lamego, ao Dr. Paulo Dolores, revela o carinho e contém um elogio nobre à sua capacidade de trabalho e humildade, por todos nós demonstrado, sem excepção, a um homem de fé, bom pai de família, empresário bem sucedido e ainda como causídico na cidade do Porto.

"Há algo de tão magnífico com um grande homem: um homem de honra."

* Manuel Dória Vilar

Sem comentários:

Enviar um comentário