22 de novembro de 2010

" ACENDEU-SE MAIS UMA ESTRELA NO CÉU " - DRA MARIA DE LURDES LARANJO

" Acendeu-se mais uma estrela no céu "

“A minha mãe fechou os olhos”.
Foi assim, através de um simples SMS, que soube que a professora Maria de Lourdes Laranjo, delicada flor que, entre nós, espargiu o seu perfume durante 85 anos, subiu ao paraíso, aliás, o lugar de eleição de quem, não se podendo eternizar na terra, ascendeu à eternidade que acolhe as pessoas de bem.
Estava ainda a ler a pesarosa mensagem e o meu espírito já recuava quarenta anos, assaltado, de uma vez só, com a luminosidade que se desprendia da figura mais esbelta e delicada que se movimentava pelos corredores do Colégio.
Tenho a certeza de que todos os alunos que tiveram o privilégio de passar pela Ortigosa, adolescentes em aprendizagem esforçada do Inglês e do Alemão, ao longo de mais de três décadas, me acompanham na recuperação da imagem doce, bela e afável de uma professora que a nenhum deixava indiferente.
Mas não se fique com a ideia de que a Doutora Maria de Lourdes Laranjo apenas nos transmitia a afirmação da feminilidade em todo o seu expoente. Aos nossos olhos foi também luz de sabedoria, de competência, que a esperança no partilhar de trabalho sério se encarregaria de fazer brilhar.
Serenamente, aceitando, na sua compostura e fleuma de Lady, as nossas hesitações e barbaridades no Inglês ou aguentando as pequenas diabruras de adolescentes, sabia ser firme quando o impunham as circunstâncias e era preciso demonstrar o seu papel e vocação de docente, que sempre soube assumir acima de tudo, sem arrogância nem soberba, com a determinação de quem não apenas dava aulas, como tantos, mas era, com propriedade, professora, como poucos outros.
Voltava a ternura e a doçura depois da palavra mais forte e mais tensa, e era nesse cadinho, em que misturava serenidade, elegância, determinação e firmeza, que residia a sua força e a sua diferença.
Morreu pessoa de bem como sempre foi a Doutora Maria de Lourdes Laranjo. Morreu bonita aos 85 anos de idade. “Fechou os olhos”, enquanto, certamente, escutava palavras de esperançoso conforto: “Em verdade te digo: hoje, estarás comigo no paraíso”. E acredito que sorriu. E uma estrela mais se acendeu no firmamento.
Nov. 2010
* José Alberto Soares Marques - Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário