1 de junho de 2012

Homenagem da AAACL ao Dr. Francisco José Cordeiro Laranjo

Eng. Pinto de Sousa, Presidente da AG da AAACL no uso da palavra no Salão Nobre do Colégio de Lamego.

Em 26/05/2012, além da celebração do Dia do Antigo Aluno, propriamente dita, este ano, homenageou-se uma figura ímpar do Colégio de Lamego - Dr. Francisco Cordeiro Laranjo, médico, professor.
A bandeira actual do Colégio foi criada em 1961 pelo Dr. Francisco Cordeiro Laranjo e pelo Padre Tomás Gonçalinho, O.S.B., tendo sido bordada, no mesmo ano, pelas Irmãs Beneditinas de Sta. Escolástica.

A apresentação desta singular homenagem, como orador, sobre o percurso de vida pessoal e académica, professor do Colégio de Lamego, do Dr. Laranjo, coube ao nosso querido amigo e colega Dr. José Lopes de Almeida.

O orador foi sublime na demonstração do carácter de um Homem e de um Professor com capacidade de diálogo com todos os alunos e colegas de profissão.

Era exigente nas suas aulas de Desenho e de Ciências Naturais, mas respeitado e acarinhado por todos os alunos e de quem eu tive o privilégio de aprender nestas disciplinas. O Dr. Francisco José Cordeiro Laranjo tinha um especial trato com os seus alunos. Foi um verdadeiro amigo no nosso percurso escolar e de que nos orgulhamos e recordamos com saudade.

Marcaram presença nesta cerimónia de homenagem ao seu pai, os seus filhos, Joana, Francisco e Becas Laranjo.

O Rev. D. António Couto, Bispo de Lamego, honrou e acompanhou com especial atenção toda a cerimónia e o evento anual da celebração do Dia do Antigo Aluno do Colégio de Lamego, a quem muito agradecemos.




A AAACL no seu XXX Aniversário (2012) entendeu homenagear e distinguir o Prof Laranjo, com a atribuição de uma placa comemorativa entregue aos seus filhos.

Recebeu esta distinção das mãos do Presidente da Direcção da AAACL, o seu filho Prof. Doutor Francisco Laranjo, actual Director da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.






Discurso de Homenagem


Exmº Presidente da AAACL
Exmº Director do Colégio de Lamego
Excelência Reverendíssima
Senhores Presidentes de Câmara
Caros familiares do Sr. Dr. Francisco Cordeiro Laranjo
Senhores Professores
Caros actuais e antigos alunos

Quando em reunião de direcção se decidiu promover a homenagem ao Sr. Dr. Francisco José Cordeiro Laranjo desde logo e quase secretamente pensei para comigo: Como seria bom convidarem-me para ser eu a fazer esta justa homenagem.
E de facto aconteceu.
Mas depois que a decisão recaíu na minha pessoa, fui de imediato assaltado por dois sentimentos.
Orgulho e responsabilidade.